top of page

Sinusite Aguda

A sinusite aguda é um problema bastante freqüente em consultórios de otorrinolaringologistas, especialmente na cidade de Curitiba. Costuma ser causada por um quadro de IVAS mal-curado ou mal-tratado. Caracteriza-se por uma tríade de sintomas: obstrução nasal, secreção nasal muco-purulenta (amarelo-esverdeado) e dor ou pressão na região dos seios da face (testa, entre os olhos ou abaixo deles).

Para que se detecte a sinusite, não é obrigatória a presença dos três sintomas. O diagnostico é viabilizado por um exame otorrinolaringológico bem feito e uma história detalhada. Em caso de dúvida, um exame de videonasofibroscopia deve identificar a doença, caracterizada pela presença de secreção purulenta em meato médio ou meato superior (região nasal onde drenam os seios paranasais).

No sentido de combater a infecção, o tratamento inclui o uso de antibióticos. Da mesma forma, antiinflamatório e/ou corticosteróide. Além disso, uma lavagem com solução salina iso/hipertônica pode servir para diminuir a inflamação da mucosa e para que se retome a aeração adequada dos seios da face.

Outras medicações ficam a critério do médico, como antihistamínicos - com ou sem descongestionante - gotas tópicas nasais, etc. É nossa rotina tratar o paciente por um período de dez dias, solicitando uma videonasofibroscopia após o tratamento para verificar se o paciente está curado ou se possui alguma alteração anatômica nasal que possa propiciar algum outro problema.

Correlação.png
Líquido no interior do seio maxilarSecreção purulenta.png

Líquido no interior do seio maxilar

Histologia.png
Secreção purulenta.png

Secreção purulenta

Ciclo gerador da sinusite.png
bottom of page